Explorando Arquitetura Sustentável e Acessibilidade no Nosso Blog
Bem-vindo ao blog da Aqueopy arquitetura e inteligência! Aqui, discutimos temas relevantes sobre arquitetura, sustentabilidade e mobilidade urbana, promovendo interações enriquecedoras entre nossos leitores e a equipe de editores. Junte-se a nós para explorar ideias inovadoras e soluções para um futuro mais sustentável.
MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE
5/8/20242 min read


Nesta página falaremos de mobilidade urbana e acessibilidade. E o que são?
Mobilidade é uma condição do indivíduo ou objeto de ter uma habilidade em proporcionar o ato de mover-se, ir e vir. Se ela é urbana é porque não rural e porque se tratar de mobilidade do espeço coletivo. Quando se fala mobilidade urbana, se fala da qualidade que um ambiente possui de oferecer acessibilidade, transporte e proporcionar o ato de ir e vir com eficácia e/ou eficiência ou não. Se um ônibus pode dar mobilidade a muitas pessoas, mas se inacessível à deficientes físicos por exemplo, possuindo uma catraca que os impede de acessar o transporte. Este veículo não atendem a pessoas com mobilidade reduzida. Quando atende, ele possui mobilidade adequada e acessível.
Acessibilidade já é um termo que trata de ter ou não acesso. De poder mover-se ou não. Isto é acessível, ou seja, isto é possível de se mover, acessar. Acessibilidade universal está vinculada a capacidade que se pode obter ou capacitar um objeto, ambiente ou espaço edificado para que todos as pessoas possam ter acesso a informações e trânsito continuo, isto inclui todas as pessoas que possuem deficiência vizual, auditiva, motora, mental, entre outras. Uma rampa por exemplo permite o acesso de um cadeirante a um determinado nível de solo. Bem como um elevador. Mas um elevador sem linguagem para cegos não é acessível universalmente. E portanto, não oferece uma acessibilidade adequada para cegos. Significa que a mobilidade deles é reduzida neste caso. Isso é o oposto do que se propõem na NBR 9050, norma da acessibilidade universal.
Acessibilidade universal é o direito de todas as pessoas, independentemente de suas limitações, ter acesso a produtos, serviços e espaços. É um direito fundamental que permite a participação plena na sociedade.
O homem tem mobilidade reduzida ou normal. Um espaço tem acessibilidade universal ou não possui acessibilidade. O transporte proporciona acesso e dá mobilidade e ao mesmo tempo possui mobilidade que é capacidade de move-se. O transporte como bicicleta possui mobilidade menos ágil que o carro, mas possui mais acessibilidade em caminhos com larguras menos que 1,50m.
Por fim, acessibilidade é a capacidade de permitir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas. Mobilidade é característica do que é móvel ou do que é capaz de se movimentar.
Benefícios da acessibilidade universal:
- Garante que todas as pessoas possam participar de atividades sociais, econômicas e culturais
- Promove a igualdade de oportunidades
- Contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva
- Permite que pessoas com limitações de mobilidade, comunicação ou entendimento possam acessar e usufruir de maneira livre e independente
Como promover a acessibilidade universal? Deve-se adaptar as estruturas dos lugares e meios de transporte que as pessoas frequentam, além disso promover a conscientização coletiva da sociedade perante o tema. As soluções propostas devem ser ergonômicas. Deve-se utilizar rampas, de escadas, elevadores verticais ou outras soluções de mobilidade e utilizar roteiros em impressão aumentada e em braile, bem como sinalização auditivas. As informações devem ser de fácil percepção, simples e intuitivas
Fonte:
https://www.stannah.com.br/recursos/acessibilidade-universal/