Explorando Arquitetura Sustentável e Mobilidade Urbana no Nosso Blog
Bem-vindo ao blog da aueopy arquitetura e inteligência! Aqui, discutimos temas relevantes sobre arquitetura, sustentabilidade e mobilidade urbana, promovendo um espaço de interação entre internautas e nossa equipe de editores. Fique por dentro das novidades e compartilhe suas ideias conosco!
MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE
5/8/20242 min read


A próxima Copa do Mundo será em 2026. Países como EUA, Canadá e México disputarão o lugar como sede do evento.
Em 2014, a sede deste evento foi Brasil, em Salvador - BA. E eu, Fernanda Fernandes Msc em Transportes, participei da equipe que planejou a mobilidade do evento. Definimos as rotas, logística, operação e sinalizações específicas para o evento, principalmente na origem/destino de maior demanda: o Aeroporto-Arena Fonte Nova e vice-versa. E tudo isso para quase 100 mil pessoas as mais na cidade e um publico de 3,2 milhões de espectadores segundo a FIFA.
As linhas especiais de transportes durante o evento foram baseadas na oferta e demanda, tendo como principal origem e destino a Arena Fonte Nova e o Aeroporto, incluindo o roteiro turístico do bairro Comércio na cidade Baixa e Alta - Pelourinho.
A linha do metro funcionou 1 dia antes de iniciar o evento. Linha 2 do metro atendem a maior demanda de mobilidade.
Linha 2 e 1 são o tronco principal da mobilidade urbana para o veículo de transporte em massa, metrô. Elas estão incluídas no planejamento do Plano de Mobilidade da Copa 2014.
O plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi realizado com o conjunto de obras de infraestrutura e operação especial de transporte. Foram elas:
- Obras de infraestrutura,
- Construção de túneis, como o trecho entre o estádio Mané Garrincha e o centro de convenções em Brasília,
- Construção de linhas de BRT em Brasília,
- Construção de trechos do complexo viário Ramal da Copa no Recife
- Construção de linhas de BRT no Recife
- Construção do VLT Parangaba-Mucuripe em Fortaleza
- Operação especial de transporte Realocacão de ônibus para linhas especiais que iam para a Arena Fonte Nova e para as regiões hoteleiras de Salvador
- Em Mato Grosso, o trajeto de 23 km por onde passaria o VLT foi abandonado
- Em Manaus, o plano inicial de fazer um monotrilho e um BRT acabou sendo adaptado ao orçamento.
Segundo Google, o orçamento para as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 estava estimado em R$ 8,9 bilhões e o programa “Mobilidade Urbana e Trânsito” teve um orçamento de R$ 1,8 bilhão.
Fonte:
Globo.com